Dicas de segurança para não ser vítima de fraude no Black Friday 2014

No dia 28 de novembro ocorre a Black Friday Brasil, evento que vem se tornando desde sua primeira edição em 2010, umas das principais datas de consumo no Brasil. É a oportunidade das lojas virtuais aumentarem faturamento e do consumidor usufruir de preço especiais. Mas é preciso ter cuidado, pois infelizmente nas últimas edições algumas pessoas se tornaram vítimas de fraudes. Para que você não passe por isso neste ano, preparamos algumas dicas dos principais cuidados que o consumidor deve ter ao realizar compras durante a Black Friday 2014.

· Cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail marketing. Confira a extensão do destinatário do e-mail e veja se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados.

· Veja se o endereço da loja é realmente dela ou existe uma outra palavra. Por exemplo, sua loja predileta é www.loja.com.br e você vê um site www.oferetasrelampagoloja.com.br , desconfie.

· Atualize seu antivírus e verifique se seu sistema operacional está atualizado.

· Nunca envie os dados de cartão de crédito ou qualquer outra informação pessoal por e-mail ou por telefone, mesmo que quem solicite se identifique como representante da loja.

· Salve os comprovantes da compra e pagamento para ter provas caso ocorra algum problema, seja ele qual for.

· Pesquise os valores do produto com antecedência, pelo menos um mês antes da Black Friday, algumas lojas aumentam os valores antes da Black Friday e depois oferecem um desconto que na verdade trata-se do valor original de venda do produto. Procure pelos produtos que deseja comprar e veja o quanto às lojas cobram por ele.

· Veja se a loja expõe dados como CNPJ, endereço oficial, telefone, e-mail. Se desconfiar, entre em contato para confirmar.

· Salve as informações da loja para entrar em contato em outro momento caso surja algum imprevisto.

· Todas as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor) continuam valendo na Black Friday. Como troca e direito de arrependimento, por exemplo.

· O reclame aqui é um canal para relatar problemas, mas procure falar com a loja antes. Só recorra ao Reclame Aqui ou mesmo ao Procon depois que seu atendimento for negado ou se a loja não conseguir solucionar seus problemas de forma satisfatória.

· Veja por esses canais o histórico da loja. Se ela possui reclamações ou mesmo processos.

· Não utilize computadores públicos como os de bibliotecas, lan houses ou outros pontos de acesso gratuito. Isso pode expor seus dados.

· Existem bancos que oferecem a opção de ser informado por SMS quando existe movimentação do cartão de crédito ou na conta corrente. Vale a pena ter esse tipo de serviço, afinal, será mais fácil identificar se está sendo vítima de alguma fraude.

· Identifique se o e-commerce apresenta o selo Site Blindado, que identifica que o site investe em segurança e segue parâmetros que o credenciam a exibir o selo. Os sites que possuem o selo são auditados diariamente e regularmente fazem testes para identificar e corrigir alguma brecha de segurança no site.

· No carrinho de compras, quando já selecionou o produto a ser comprado, verifique se o site possui HTTPS antes do endereço, isso atesta que todas as informações inseridas no site serão criptografadas. O HTTPS também é conhecido como “cadeadinho” na barra de navegação.

Fonte: Site Blindado

Por Redação