Projeto inovador transforma frutas estragadas em acessórios com textura similar ao couro

Divulgação

Após perderem a validade e ficarem impróprias para consumo, frutas podiam ser usadas apenas como adubo natural. No entanto, um projeto desenvolvido em Roterdã na Holanda está dando uma nova função – incrível, por sinal – para o alimento.

O Fruitleather Rotterdam tem transformado frutas podres em bolsas com um resultado que tem textura e aparência bem próximas aos acessórios confeccionados com o couro tradicional.

Hugo de Boon, Aron Hotting, Koen Meerkerk, Maaike Schoonen, Bart Schram e Miloy Snoeijers, todos idealizadores do projeto, queriam dar uma solução a alimentos que são descartados diariamente na cidade onde vivem. Então tiveram como inspiração os “fruit leathers”, doces feitos com frutas amassadas e cozidas muito conhecidos na Holanda.

Divulgação

“Percebemos que a praça (onde acontece uma feira na cidade) estava toda cheia de alimentos descartados no fim do dia. Era um problema que queríamos resolver do ponto de vista do design”, explicou Hugo de Boon ao site “Mashable”.

No site do projeto, eles explicam que a intenção é criar consciência para o problema do desperdício de alimentos e mostrar que há uma solução. “Queremos trabalhar em conjunto com empresas e organizações para fazer o material melhor e criar uma grande variedade de produtos”, afirmam.

No momento os pesquisadores trabalham para conseguir aprimorar a durabilidade do material, pois ainda é frágil e, dependendo da fruta escolhida para sua confecção, pode se rasgar ao ser dobrado muitas vezes.

Entre os protótipos, há uma bolsa feita de manga, uma sacola produzida a partir de nectarinas e um abajur de pêssego.